Shiatsu
Shiatsu (Japão) – Ampuku (Japão – Shinsai Ota)
O Shiatsu se desenvolveu no Japão, como uma forma alternativa de massagem, pois o governo japonês havia regulamentado a prática da Amma e para fugir desta regulamentação muitos massagistas começaram a designar sua massagem como sendo Shiatsu, por esta razão hoje existem tantas formas diferentes de Shiatsu. O que praticamos e ensinamos, é conhecido como Shiatsu Clássico, pois é o que mais se aproxima do que foi criado por Tokojiro Namikoshi. Ele é aplicado sobre o corpo todo do paciente, com pressões variadas, e tem como objetivo diagnosticar e tratar ao mesmo tempo, estimulando o poder de recuperação do próprio corpo, eliminando elementos de fadiga, stress e promovendo a boa saúde.
Como toda a Terapia Oriental não objetiva apenas a cura. Antes de qualquer coisa, seu objetivo é a prevenção, por esta razão pode ser utilizado como uma Terapia de manutenção para a vida toda, quantas vezes a pessoa quiser ou puder fazer, sem limites de idade e sem efeitos colaterais. Em jovens, ajuda a fortalecer o corpo. Em adultos e pessoas de meia-idade, previne as doenças chamadas da idade adulta ou da velhice.
São utilizadas as mãos e os dedos sem qualquer medicamento ou dispositivo (mecânico ou não). E por tratar o corpo todo, muitas vezes atinge objetivos que muitas vezes não foram o objeto da consulta. A Ampuku é pouco conhecida no ocidente, mas trata-se de uma massagem altamente terapêutica, que difere das outras técnicas por não ser aplicado sobre todo o corpo, mas apenas sobre o Hara (Abdome). Shinsai Ota foi o catalogador desta técnica, ao escrever um livro onde abordava a importância deste tratamento. Hoje no Japão, alguns massagistas mais tradicionais, divulgam esta técnica como uma técnica individualizada das outras.